Tem vezes que nos deparamos com um livro com uma capa magnifica e não resistindo a tentação acabamos comprando. Eu sei, já sofri muito com essas compras compulsivas pela capa de um determinado livro. Mas graças ao “santo protetor dos blogueiros literários” eu tive um achado INCRÍVEL!! E um livro com uma capa magnifica, e com mais de 560 páginas se tornou um dos meus favoritos Young Adult do ano...

Não estou exagerando ,caro leitor, Illuminate foi tudo isso e MUITO MAIS... Ganhou-me desde a primeira pagina e me deixou coladinha até o final. Ainda não acreditou!!?!? o.O Então vem comigo, darling, que mostro a história do livro e tudo que achei dele ^_^



Illuminate é narrado por Haven Terra, uma adolescente de 16 anos completamente normal que anseia um dia tornar-se médica. Ela é órfã e foi encontrada quando tinha 5 anos vagando sozinha e machucada (carrega até hoje estranhas cicatrizes em suas costas) por uma rodovia, infelizmente não lembra-se de nada que tinha se passado naqueles cinco anos de vida. Foi enfim resgatada por uma enfermeira, que até hoje a trata como sua filha querida. Como Haven cresceu dentro de um hospital, ela se fascinou com a possibilidade de curar pessoas e ajudar sempre que possível. Motivada pela sua perspectiva de futuro,  ela torna-se uma das melhores alunas da escola...

E por ser uma das melhores alunas, Haven conquista uma bolsa de estagio super misteriosa. Ela e dois outros alunos são convidados para trabalhar e morar no fabuloso hotel "Lexington Hotel in Chicago" que está sendo reformado e será (re)inaugurado em breve. Um hotel famoso por sua relação com a máfia de Al Capone e as atrocidades cometidas nos seus arredores. Haven, Dante ( o amigo gay e super divertido que anda com sua mala de oncinha) e Lance (o gatinho da escola, meio "Clark Kent") iniciam então suas aventuras no grande Hotel.

Eu nunca estive num lugar tão vasto e esplêndido pessoalmente. Espaços majestosos como esse foram elaborados para estarem repletos de pessoas, alvoroçando com seus corpos. Mas agora era tudo meu. Isso me extasiou, essa liberdade agitando em meu interior, meus dedos formigando. Livre, por um momento ao menos, de todas as regras e expectativas. Eu nunca havia pensado que iria gostar deste sentimento, porque veio com incertezas também. Mas eu gostava.


Haven por acaso também é uma amante de fotografia, e seu dom logo desperta uma atenção de seus empregadores, principalmente a dona do hotel, a jovem e bela Aurelia.

Eu peguei a foto de Dante na mesa e dissequei com meus olhos. “Sinto como se às vezes você pudesse ver a alma de uma pessoa em uma fotografia. Ela transborda se você a fotografa desprevenida por apenas um segundo.” 


Aurelia é o mistério em pessoa, as vezes é grossa, as vezes simpática e sempre está interessada nas ações da jovem protagonista, que até então não sabe de “nada”. Até que um belo dia, ao encontrar com Lance na biblioteca do hotel, Haven descobre um livro que está totalmente “em branco” e apenas com uma dedicatória para ela. *Estranho demais, né?!?* 

Com o passar dos dias, o livro torna-se ainda mais misterioso, pois palavras vão surgindo com mensagens importantes destinadas a Haven, que passa a ser chamada pelo livro como a “aquela que possui asas” ou “Winged One”.

Você está cansada das excursões de ontem a noite. Descanse, “possuidora de asas”. Mas não fique confortável demais. Reestabeleça suas forças para o que está por vir.


O livro conta a Haven que ela corre perigo, e que ela não é apenas uma mera garota normal. Ela é de alguma forma especial e que têm que aprender a se proteger da Outfit (Staff do hotel) que é de alguma forma seus inimigos. Ela por fim passa a obedecer as ordens do livro e iniciar uma "investigação" para descobrir alguns dos mistérios que a envolvem. Enquanto ela tenta não chamar a atenção para si, Haven acaba se relacionando com o lindo e também misterioso assistente de Aurelia, Lucian. *Ok, momento de surtos e surtos psicóticos, Lucian é o cara do livro, super delicia, romântico, sexy e perfeito, com aquela aura Dark* ^__^

“Aproveite”, ele disse, ao levantar-se. Ele precipitou-se sobre mim e, com uma mão segurando levemente meu queixo, beijou minha bochecha. A surpresa do ato, de seus mornos lábios de encontro a minha pele corada, enviou uma torrente de todos os tipos de sensações para minha cabeça.


Quando Lucian aparece na narrativa => surtos psicóticos

Mas enquanto Haven esta distraída com seu livro, fugindo dos Outfit e sendo seduzida pelo Lucian, o seu amigo Dante está diferente, sendo corrompido e ludibriado pelos seus inimigos e suas mais recentes conquistas. E agora é a “hora”, ela tem que desvendar os mistérios envolvendo o hotel, Aurelia e sua estranha equipe... E por que estão todos tão interessados também nas fotografias de Haven?!? Por que tentaram corromper o doce Dante?!? Por que ela e Lance são os únicos aparentemente sãos?!?! Por que o livro tenta protegê-la?!?

Como pode notar são varias perguntas que Illuminate vai te lançando, e quando nós leitores achamos que desvendamos algum mistério, outro caso surge e nos faz questionar nossas teorias sobre a história.

“Acredito não estar tão certa sobre o que exatamente você quer de mim.”
Ele se inclinou e sussurrou em meu ouvido, seu hálito quente enviando arrepios que varriam minha pele, minhas cicatrizes ativas e ferroando. “Sua alma,” ele disse. “Por favor, dê-me sua alma.”


Aimee Agresti conseguiu com maestria criar uma história envolvente e deveras instigante que não deixa o leitor pausar um segundo sequer, e nem parar de se questionar sobre a história e sobre os personagens. Com um toque sobrenatural e uma trama inspirada no clássico O Retrato de Dorian Gray, Illuminate te conquista desde a primeira página e vai revelando aos poucos seus inúmeros mistérios.

“Tudo é uma questão de ilusão. A vida é apenas fumaça e espelhos, não é?”

A obra também conquista ao trazer tantos personagens cativantes e que evoluem no decorrer da trama. É maravilhoso ver como a Haven cresce, torna-se uma personagem forte e determinada e como ela faz de tudo para se proteger e ajudar seus amigos. Dante e Lance também crescem e tornam-se partes significativas na história. Mas obviamente meu personagem favorito é Lucian e que me deixa super ansiosa pelo próximo livro da serie, pois preciso saber o que a escritora irá fazer com ele ^_^

Dava-me arrepios pensar que eu poderia terminar do mesmo jeito agora, meu corpo e almas descartados, deixados pela morte após enfrentar as forças que tramam contra mim aqui. Mas havia algo de forte, poderoso na garota da pintura. Um senso subjacente de que ela não se foi facilmente. Nem eu. Essa seria uma luta.



Como pode notar, Illuminate me conquistou e tornou-se um dos meus livros preferidos de 2012!! Trata-se de um Young Adult repleto de mistérios, uma trama instigante, e um toque de sobrenatural, a ainda trazendo questões importantes como o Preço da Beleza/Juventude, tão bem discutida no clássico de Oscar Wilde (super recomendado, hein). 

“Beleza dá o que você deseja, todo o tempo,” (...) “É a ferramenta de manipulação mais elementar. Proporciona a você que consiga certas coisas. É poderosa, se souber como usá-la.”


Se eu ainda não o convenci a ler esse livro, please *de joelhos* LEIA IMEDIATAMENTE e se apaixone por uma saga que promete!!

P.s. Os trechos foram traduzidos por mim, Juliana Marques (Jujuba)

Ps2. O livro ainda não tem editora no Brasil, segundo a própria autora. Então vamos ajudar e indicar para ser publicado logo por aqui...

Ps3. O segundo volume no exterior já teve capa (clique aqui e confira – sinceramente, achei mega feinha, mas como amo a série lerei com certeza) e título divulgados (Infatuate – Gilded Wings #2) e sua data de lançamento é para 5 de Março de 2013...
 

Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...